Voltar para concursos

Formação direcionada a qualificação do trabalho realizado com a população idosa vítima de violência.

Maringá - Paraná

Sobre a capacitação

Formação Para Qualificação do Trabalho com a População Idosa Vítima de Violência.

Como parte do programa "Aprender para Ensinar", a capacitação "Qualificação do Trabalho com a População Idosa Vítima de Violência" aconteceu entre os dias 20 e 22, 27 e 29 de agosto, e 04 e 05 de setembro, em Maringá (PR). A formação, com carga horária de 34 horas, foi dividida em duas etapas: a primeira, voltada à equipe técnica dos CRAS, CREAS e Centro Dia; e a segunda, uma oficina prática de 5 horas destinada às equipes do CREAS e Centro Dia, com participação de membros dos CRAS.

O principal objetivo dos encontros foi aprofundar o conhecimento sobre a violência contra a população idosa, além de fortalecer a rede de proteção para garantir a segurança e o bem-estar desse grupo. Ao longo da capacitação, os profissionais puderam aprimorar suas práticas e ampliar suas perspectivas sobre o tema.

A capacitação foi conduzida pela Prof.ª Dra. Mabel Mascarenhas Torres, graduada, mestre e doutora em Serviço Social, e atualmente docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante os encontros, a professora abordou diversos aspectos sobre a realidade da violência contra idosos, enfatizando dados estatísticos, terminologias relevantes, processos envolvidos e as complexas relações de negligência intrafamiliar. Também foram discutidas as políticas legais de proteção, o papel das instituições e as necessidades específicas no atendimento a essa população.

Ao final da formação, os participantes saíram com uma compreensão mais profunda sobre o tema e, assim, estão mais preparados para aprimorar suas atuações no combate à violência contra idosos, garantindo um atendimento mais qualificado e humanizado.

Maringá - Paraná

A capacitação reuniu 55 participantes e promoveu palestras e discussões abrangentes sobre temas como violência, negligência, políticas de proteção à vida do idoso e o papel fundamental do Estado na defesa dessa população. A Prof.ª Dra. Mabel Mascarenhas Torres também destacou a importância de considerar a perspectiva racial ao abordar o assunto, apontando as diversas formas de violência que as pessoas idosas podem sofrer. Além disso, foram discutidas as competências essenciais que os profissionais que trabalham com a população idosa devem desenvolver para garantir um atendimento humanizado e eficaz.

Mais sobre o projeto

O programa Aprender para Ensinar tem como finalidade oferecer aprimoramento e suporte aos serviços de assistência social por meio de capacitações personalizadas e direcionadas aos agentes técnicos da rede socioassistencial e das instituições do terceiro setor, que atuam na proteção social especial de baixa, média e de alta complexidade, com o intuito de promover o compartilhamento de conhecimento, técnicas e dinâmicas que contribuam para a melhoria do atendimento ao público e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ver projeto Ver capacitações deste projeto

Este site usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Instituto AOCP - Área Social
Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
Política de Privacidade e Termos de serviço .