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Práticas Metodológicas com Jovens em Medidas Socioeducativas em Meio Aberto

Maringá - Presencial

Sobre a formação:

Nos dias 24, 25 e 26 de março de 2025, o Instituto AOCP apoiou a realização da formação "Práticas Metodológicas no Trabalho com Juventudes", voltada às equipes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município de Maringá. A atividade foi conduzida pela consultoria Jangada Social e reuniu cerca de 25 profissionais que atuam com medidas socioeducativas em meio aberto (MSE-MA) e com o trabalho social com famílias.

Com carga horária de 18 horas presenciais, a formação foi cuidadosamente planejada para promover o aprofundamento técnico e a vivência sensível dos desafios que envolvem a atuação com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. O curso propôs uma imersão em experiências afetivas, práticas metodológicas inovadoras e reflexões críticas sobre o papel dos profissionais da assistência social nos territórios.

Entre os conteúdos trabalhados, destacaram-se:

  • As juventudes e seus contextos sociais

  • Metodologias participativas e o Método Quadros

  • Escuta qualificada, vínculos e protagonismo juvenil

  • Intervenções com famílias no âmbito do SUAS

  • Narrativas de resistência e educação antirracista

A metodologia foi marcada pela horizontalidade, pela escuta ativa e pelo estímulo ao protagonismo dos participantes. Vídeos, rodas de conversa, dinâmicas e produções autorais deram o tom de uma formação transformadora, que estimulou o resgate de vivências, a troca de saberes e a construção coletiva de novas abordagens no atendimento às juventudes.

Ao final dos encontros, os participantes relataram o impacto significativo da experiência. Saíram fortalecidos, inspirados e comprometidos em implementar as metodologias discutidas nos serviços socioassistenciais, com um olhar ainda mais humano, sensível e engajado.

Essa formação faz parte dos esforços do Instituto AOCP em apoiar processos de qualificação profissional que valorizem a escuta, os vínculos e a garantia de direitos — reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas e com a promoção de transformações sociais reais e duradouras.

Sigamos juntos, com bons ventos, por mares de escuta, cuidado e esperança!

Segunda-feira, 24 Mar 2025 08h30min
CREAS II - MARINGÁ Maringá - Presencial

Professor Responsável:

Lucas Carvalho

Educador Social, tem graduação em psicologia. É consultor na área da infância e juventude. Atua com capacitação e supervisão clínico-institucional de trabalhadores de Serviços do SUAS. Facilitador de processos de convivência e fortalecimento de vínculos para jovens em Serviços de Acolhimento institucional. Atuou no Programa Refugiados Urbanos, do Projeto Quixote – voltado para o atendimento de crianças e jovens em situação de rua no centro de São Paulo. Atuou na equipe do Instituto de Psicologia da USP no atendimento em Plantão Psicológico de jovens nas unidades de internação da antiga Febem. 8 Participou da construção da Metodologia “Quadros” e do livro “Vozes e Olhares: uma geração nas cidades em conflito”, ferramenta disparadora de conversa com jovens em situação de vulnerabilidade, sendo finalista do Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.

Mais sobre o projeto

O programa Aprender para Ensinar tem como finalidade oferecer aprimoramento e suporte aos serviços de assistência social por meio de capacitações personalizadas e direcionadas aos agentes técnicos da rede socioassistencial e das instituições do terceiro setor, que atuam na proteção social especial de baixa, média e de alta complexidade, com o intuito de promover o compartilhamento de conhecimento, técnicas e dinâmicas que contribuam para a melhoria do atendimento ao público e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.

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